As orientações dos trabalhos desenvolvidos no LabFeno têm privilegiado modelos alternativos de apresentação, notadamente o chamado modelo “Escandinavo” de apresentação. Mesmo sendo alvo de muitas discussões e críticas, este modelo procura facilitar a divulgação, buscando uma apresentação em formato de artigos. Entendemos que um dos compromissos éticos do cenário acadêmico, particularmente aquele no qual estamos inseridos – o de um Programa de Pós-Graduação, de uma Universidade pública – é o de democratizar e divulgar o conhecimento, os debates e pesquisas ali desenvolvidos.
Por esta razão, boa parte de nossas produções de Mestrado e Doutorado não estão disponíveis em PDF, dada a firme intenção de manter uma orientação dirigida para publicações. A seguir, apontamos nossas pesquisas (desenvolvidas e em andamento, em ordem cronológica), buscando sempre apresentar os produtos derivados destas.
Pesquisas Concluídas:
As Dimensões do Cuidado de Enfermeiras na Unidade de Terapia Intensiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Yonara Cristiane Ribeiro.
Artigo: Metodologias utilizadas nas dissertações de um programa de pós-graduação: pesquisa bibliográfica (2009).
Psiquiatria e Espiritismo no Atendimento à Saúde Mental: História do Hospital Espírita de Psiquiatria do Bom Retiro. 2011. Dissertação. Andrea de Alvarenga Lima.
Artigo: “O Dr. Alô falou para não contrariar”: a consolidação da psiquiatria no Paraná na primeira metade do século XX (2011).
Artigo: História da Psiquiatria no Brasil: Uma revisão da produção historiográfica (2004/2009). (2010)
Livro: Psiquiatria e Espiritismo: A História do Hospital Bom Retiro (2015). Editora Factum.
Formação em Psicologia: Um estudo exploratório com currículos de psicologia na cidade de Curitiba (2011). Dissertação. Maitê Fernanda Jonnson.
Artigo: A Construção da Formação em Psicologia no Brasil: Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares Hoje. Perspectivas em Psicologia (2011).
O Sentido de Deus na Obra de Jacob Levy Moreno: uma leitura de seus primeiros escritos (2011). Dissertação. Vitor Hugo Lopes Paese.
Artigo: O Sentido de Deus para Jacob Levy Moreno em As Palavras do Pai (2012)
Apenas uma Questão de Tempo: Vida e Morte segundo a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias (2011). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia). Ariana Peressute.
Artigo: Sentidos da morte segundo A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (2014)
O Debate Religião e Psicologia nas Primeiras Cartas entre Carl G.Jung e Victor White (1945-1948) (2012). Dissertação. Rodrigo Pereira Ceccon.
Artigo: Interlocução entre Rudolf Otto, Carl Gustav Jung e Victor White (2012).
Conversão Religiosa: buscando significado no religioso (2013). Trabalho de Conclusão de Curso. Denis de Freitas.
Artigo: Conversão Religiosa: Buscando Significados na Religião (2014)
Fenomenologia da Depressão: Uma análise de produção acadêmica brasileira (2013). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia). Anielli Santiago.
Artigo: Fenomenologia da Depressão: Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira (2013)
Repercussões Clínicas de uma Experiência em Grupo de Musicoterapia com Pessoas em Sofrimento Psíquico Grave: Um Estudo Fenomenológico (2014). Dissertação. Mariana Cardoso Puchivailo.
Artigo: A Reforma na Saúde Mental no Brasil e suas Vinculações com o Pensamento Fenomenológico (2013).
Artigo: A História da Musicoterapia na Saúde Mental: Dos usos terapêuticos da música à Musicoterapia (2014).
Capítulo de Livro: Música e Cuidado em Saúde Mental: Fenomenologia de um Grupo de Musicoterapia (2016). Arte e Psicologia. Fundamentos e Práticas.
Capítulo de Livro: “Fome de Vida”. Reflexões sobre a Atenção à Saúde Mental a partir de uma Pesquisa Fenomenológica (2017). Psicanálise e Fenomenologia – Estudos e Pesquisas Clínicas.
Violencia Domestica contra la Mujer: Concepciones y Formas de Enfrentamiento (2014). Dissertação. Sandra Parra Arrieta.
Artigo: Violencia Domestica contra la Mujer y el Uso de Estrategias de Afrontamiento: Produccion de Articulos Cientificos en Brasil (2000-2013) (2016).
Caixinhas de Histórias: Coleções e Colecionadores de Carrinhos “Matchbox”: Um Estudo Fenomenológico (2014). Dissertação. Douglas Fernando Henrique de Oliveira.
Artigo: Coleções e Colecionadores: Compreendendo o Significado de Colecionar (2016).
A Clínica do Acompanhamento Terapêutico no Brasil: Uma análise da produção científica de 1985 a 2013 (2014). Dissertação. Marcelo Costa Benatto.
Livro: Acompanhamento Terapêutico: Teoria e Pesquisa (No Prelo)
A Legislação em Saúde Mental no Brasil (1841-2001) Trajeto da consolidação de um modelo de atenção (2014). Dissertação. Guilherme Bertassoni da Silva.
Artigo: A Reforma na Saúde Mental no Brasil e suas Vinculações com o Pensamento Fenomenológico (2013).
Artigo: Primórdios da assistência em saúde mental no Brasil (1841-1930) (2014).
Artigo: Legislação em Saúde Mental no Brasil (1966-2001): Trajetos das Campanhas de Saúde às Reformas na Assistência (2017).
Nise da Silveira e o Enfoque Fenomenológico (2014). Monografia. Karoline Stoltz Schleder.
Artigo: Nise da Silveira e o Enfoque Fenomenológico (2016).
Correlações entre o Vazio Existencial e o Abuso do Álcool: Contribuições da Logoterapia (2014). Monografia. Laura Boletta Marques.
Artigo: Vazio Existencial e Abuso do Álcool: Contribuições da Logoterapia (2015).
Espiritualidade e Religiosidade para Estudantes de Psicologia: Ambivalências e Expressões do Vivido (2015). Monografia. Karine Costa Lima Pereira.
Capítulo de Livro: Religiosidade e Formação em Psicologia: Sentidos e Ambiguidades na Percepção de Estudantes (2017). Psicologia & Educação Superior – Formação e(m) Prática.
Perspectivas gestálticas sobre Espiritualidade/Religiosidade (2015). Dissertação. Lázaro Castro Silva Nascimento.
Epidemiologia da Saúde Mental no Estado do Paraná: Uma Experiência no Litoral (2015). Dissertação. Bruno Jardini Mäder.
Capítulo de Livro: Atenção à saúde mental e atenção psicossocial: aproximações e distinções na conceituação e na oferta assistencial (2017). Saúde Mental, Sofrimento e Cuidado. Fenomenologia do Adoecer e do Cuidar.
A Atuação do Psicólogo na Rede de Atenção Psicossocial: Um Estudo Fenomenológico na Regional de Saúde do Litoral do Paraná (2015). Dissertação. Camila Mühl.
Artigo: “Duas Faces da Mesma Moeda”: Vivência dos Psicólogos que Atuam na Rede de Atenção Psicossocial (2016).
Capítulo de Livro: Psicologia, saúde mental e atuação profissional na rede de atenção psicos- social: um aporte fenomenológico (2017). Saúde Mental, Sofrimento e Cuidado. Fenomenologia do Adoecer e do Cuidar.
Coping religioso/espiritual (CRE): Revisão da produção em periódicos brasileiros e a sua utilização em profissionais da atenção à saúde mental do litoral do Paraná (2015). Dissertação. Cairu Vieira Corrêa.
Artigo: Coping Religioso/Espiritual em Processos de Saúde e Doença: Revisão da Produção em Periódicos Brasileiros (2000-2013) (2016).
Artigo: Coping Religioso/Espiritual em Profissionais da Atenção à Saúde Mental do Litoral do Paraná (2017).
Edmund Husserl e o Artigo para Enciclopédia Britânica (1927): Um Projeto da Psicologia Fenomenológica Pura (2016). Monografia. Brunara Batista dos Reis.
Artigo: Husserl and the Article of Encyclopaedia Britannica (1927). Project of Phenomenological Psychology (2016).
Artigo: Husserl e o Artigo para Enciclopédia Britânica (1927): Projeto de Psicologia Fenomenológica (2016).
Percepção de Si e Sentido da Vida em Idosos que Perderam o(a) Companheiro(a) de Longa Data (2016). Monografia. Lícia Brassac Cortiano.
Relatos de Experiência de Quase Morte (EQM) e Análise de suas Contribuições para o Problema Mente-Cérebro (2016). Monografia. Pedro Gervason Marco Borges.
“Agredir ou Não Agredir?”. Reflexões sobre os Significados da Agressão no Pensamento de Fritz Perls (2017). Dissertação. Thauana Santos de Araújo.
Artigo: Uma Leitura da Noção de Agressão nas Obras de Fritz Perls (2017).
Artigo: Reflexões acerca da Teoria da Agressão em Gestalt-Terapia: Uma Revisão de Literatura (2017).
Organismo e Vida. Goldstein e a Estrutura da Experiência Psicopatológica (2017). Dissertação. Jennifer da Silva Moreira.
Artigo: Fenomenologia, Organismo e Vida: uma introdução à obra de Kurt Goldstein (2017).
Filosofia do Diálogo e o Pensar em Psicologia (2017). Monografia. Pedro Vanni.
Religiosidade e Espiritualidade: Temas Invisíveis na Psicologia. Um exame de grades curriculares de Universidades Públicas do Brasil (2017). Monografia. Fernanda Karol Devai Sudaro.
Gamificação na Psicologia Brasileira: Uma Revisão Bibliográfica Sistemática (2017). Monografia. Rafael Goulart Lodi.
Revista da Abordagem Gestáltica – Phenomenological Studies: Sua Produção Científica entre 2007-2017 (2017). Monografia. Jéssica Caroline de Souza.
O que o Psicólogo compreende por Psicologia Fenomenológica (2017). Dissertação. Fabiane Villatore Orengo.
Artigo: Fenomenologia e Psicologia – a (in)compreensão de psicólogos brasileiros: um estudo empírico (No prelo)
Artigo: “Psicologia Fenomenológica” de Husserl – a (in)compreensão de psicólogos brasileiros: um estudo empírico (No Prelo)
A Experiência da Maçonaria: O Sentido de Ser Maçom (2018). Dissertação. Alex Orengo
Os Sentidos de uma Oficina de Arte no Contexto da Atenção à Saúde Mental (2018). Dissertação. Karoline Schleder
Experiência Religiosa e Formação do Psicólogo: Vivências e Percepções do Estudante de Psicologia (2018). Dissertação. Karine Costa Lima Pereira
Artigo: Espiritualidade e Religiosidade para Estudantes de Psicologia: Ambivalências e expressões de sentido (2016)
A Ciência Psicológica e seus Fundamentos: Um estudo da vida e obra de Nilton Campos (2018). Dissertação. Diego do Nascimento Mendonça
Atenção às Primeiras Crises do Tipo Psicóticas: Uma experiência em um CAPS III de (2018). Tese de Doutorado UnB/UFPR. Mariana Cardoso Puchivailo
Contribuições da Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl à psicoterapia: a possibilidade de uma clínica psicológica fenomenológica (Gisele Alves Medeiros, UFU/UFPR). Em Andamento
A Experiência de Profissionais do CAPS com Novas Propostas de Intervenção à Saúde Mental. Dissertação. Nicole Krachenski (2019)
Depreendendo a compreensão de pessoa na Promoção da Saúde. Dissertação. Yuri Ferrete (2019)
Basaglia, Fenomenologia e a Experiência de uma Associação de Usuários de Saúde Mental Autogerida (Isabela Perotti). Em Andamento