Revistas

Revistas

Phenomenology, Humanities and Sciences – Fenomenologia, Humanidades e Ciênciaseditada pelo Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno) e Associação de Pesquisas em Fenomenologia (APFeno), em parceria com a Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica (Abrapfe), foi criada com o objetivo de ser um veículo de divulgação da Fenomenologia e de suas possíveis aplicações às diversas ciências. Suas diretrizes são definidas pela Editoria e pelo Conselho Editorial, dos quais participam psicólogos, filósofos e profissionais das áreas da saúde e educação.

Assim, sua linha editorial procura privilegiar reflexões – numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar – em torno dos seguintes temas:

a) Fenomenologia;

b) Psicologia Fenomenológica;

c) Filosofias da Existência;

d) Psicologias Humanistas e Existenciais;

e) Pesquisa Qualitativa e Fenomenológica em Ciências da Saúde, Humanas, Sociais e Educação.

PHENOMENOLOGICAL STUDIES – Revista da Abordagem Gestáltica foi criada com o objetivo de ser um veículo de publicação da Abordagem Gestáltica, bem como daquelas abordagens que se fundamentam em bases teórico-científicas e filosóficas dentro das perspectivas humanistas, fenomenológicas e existenciais. Atualmente, suas diretrizes editoriais procuram privilegiar reflexões numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar em torno dos seguintes temas: a) Fenomenologia; b) Psicologia Fenomenológica; c) Filosofias da Existência; d) Psicologias Humanistas e Existenciais; e) Pesquisa em Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. Serão aceitos para apreciação artigos de pesquisa empírica e artigos teóricos, que envolvam temáticas relacionadas à saúde, educação, humanidades, filosofia ou ciências sócio-antropológicas.

Página Oficial

Para submissão, acesse o link aqui.

Último volume: Volume 23, Número 3

Para ver todas edições, acesse o link aqui.

Phenomenological Studies – Revista da Abordagem Gestáltica, (ISSN 1809-6867 impressa /ISSN 1984-3542 versão online) foi criada com o objetivo de ser um veículo de publicação da Abordagem Gestáltica, bem como daquelas abordagens que se fundamentam em bases teórico-científicas e filosóficas dentro das perspectivas humanistas, fenomenológicas e existenciais. Atualmente, suas diretrizes editoriais procuram privilegiar reflexões numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar em torno dos seguintes temas: a) Fenomenologia; b) Psicologia Fenomenológica; c) Filosofias da Existência; d) Psicologias Humanistas e Existenciais; e) Pesquisa em Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. Serão aceitos para apreciação artigos de pesquisa empírica e artigos teóricos, que envolvam temáticas relacionadas à saúde, educação, humanidades, filosofia ou ciências sócio-antropológicas.

Revista NUFEN: phenomenology and interdisciplinarity (ISSN 2175-2591 versão online) é um periódico acadêmico de publicação quadrimestral, que visa a divulgação de contribuições interdisciplinares sobre temas relacionados à Psicologia Humanista, Fenomenologia, Existencialismo e Hermenêutica. Com o intento de oferecer visibilidade ao eixo norte-nordeste-sudeste de Psicologia, a Revista publica trabalhos inéditos relacionados aos seguintes temas: Psicologia, História, Epistemologia, Filosofia, Educação, Clínica, Saúde, Ciências Sociais e Antropológicas.

Aoristo – International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, periódico de filosofia de caráter científico e acadêmico, publicado em formato digital e editado semestralmente. Editada pelo Grupo de pesquisa de História da Filosofia, lastreado ao Colegiado de Filosofia da Unioeste, a revista publica materiais inéditos na forma de artigos e resenhas fruto da produção de pesquisadores, nacionais e estrangeiros, que desenvolvam pesquisa nas referidas áreas (fenomenologia, hermenêutica filosófica e metafísica).

Memorandum: Memória e História em Psicologia é um periódico que publica artigos originais (relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões críticas da literatura, relatos de experiência profissional e resenhas) sobre memória e história na perspectiva da psicologia, ainda que em abordagens interdisciplinares. Ela é publicada em duas edições por ano, unicamente por meios digitais.

Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia é um periódico seriado de caráter científico e acadêmico. Tem com objetivo publicar materiais inéditos em formato de artigo e resenhas, além de traduções a partir do referencial teórico hermenêutico-fenomenológico

Phainomenon is an international peer-reviewed journal specialized in phenomenology. It was founded in 2000, and published since then with the support of the Centre of Philosophy of the University of Lisbon. Phainomenon seeks to contribute to the development of the phenomenological studies worldwide, stimulating original work in all fields of phenomenological research, as well crossing links with other philosophical traditions and scientific research.

Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea (ISSN 2316-2449), é uma publicação da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). É publicada semestralmente, com o objetivo de divulgar trabalhos orientados pela perspectiva fenomenológica em psicopatologia, psiquiatria e psicologia. Seu escopo compreende toda a amplitude do movimento fenomenológico, em suas vertentes estrutural, existencial, descritiva ou transcendental, bem como suas bases filosóficas. Seu alvo global é aprimorar e aprofundar o conhecimento, na esfera clínica, da existência humana em suas relações consigo mesmo, com o outro, com a temporalidade e a espacialidade. É um periódico de acesso aberto, publicado exclusivamente online.

Outras Revistas:

Horizon – Studies in Phenomenology

Husserl Studies (Springer)

Indo-Pacific Journal of Phenomenology

 Journal of Phenomenological Psychology

 Journal of the British Society for Phenomenology

Phenomenology and the Cognitive Sciences

Phenomenology Index of Journals & Series

Phenomenology and Mind

Philosophy and Phenomenological Research

Phenomenology & Practice

Research in Phenomenology

 

Revista de Saúde Pública do Paraná, publicação periódica institucional da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) com objetivo ser um veículo de comunicação científica de informação especializada em saúde pública, saúde coletiva e educação em saúde. Preferencialmente, a revista publicará trabalhos originais que abordem problemas e assuntos relativos à estes temas no âmbito do Paraná.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/respp/

Rede CAPSProjeto de Apoio a Rede de Atenção Integral e Assistência a Saúde Mental – Rede c@ps – é uma ferramenta de divulgação de informações sobre Saúde Mental Integral. Através do compartilhamento de materiais de leitura, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de locais de atenção, o Rede c@ps visa colaborar com o processo de expansão e o entrelaçamento da Rede.

http://www.redecaps.org/

Revista Reflexão, fundada em 1975, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Tem como objetivo divulgar pesquisas inéditas da comunidade científica, bem como promover e incentivar debates atuais e relevantes na área de Ciências da Religião, Teologia e suas diversas áreas afins.

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reflexao/index

A Revista Pistis e Práxis: Teologia e Pastoral é uma publicação quadrimestral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), publicada pela primeira vez em 2009, com o intuito de constituir um meio de disseminação de novas descobertas na pesquisa voltada a área de Teologia, especialmente para dialogar com outros campos de saber e com pesquisadores nacionais e internacionais sobre os diversos focos que a pastoral apresenta. Para isso, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR, em conjunto com o Conselho Editorial, define em cada número da revista um tema que será abordado no Dossiê, seção que objetiva estimular o debate.

http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pistis?dd99=actual